top of page

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Já dizia o autor Vigotski.. e essa tem sido a máxima que me guia nessa travessia: tudo que sou vem de relações incríveis que pude vivenciar ao longo dessa estrada.

Afinal, eu sou uma, mas não sou só! 🍃

 

Esses e tantos outros me tornaram a

 
Fernanda Pereira Medeiros,
 

psicóloga que trabalha e mora em São Paulo.

Pesquisadora e apaixonada na intersecção de duas grandes áreas: Psicologia e Arte.

E tenho usado esses conhecimentos para orientar e promover reflexões em relação a assuntos complexos, difíceis e belos do tornar-se humano.

 

IMG_5038.heic

MINHAS QUALIFICAÇÕES

Os caminhos por onde me formei
  •  Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP;

  • Especialista em Neuropsicologia Clínica no IPAF Lev Vygotsky em São Paulo/SP;

  • Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Campus Bauru/SP.

 

Os trabalhos que desenvolvi nesses espaços formativos estiveram permeados pelos conceitos teóricos da Psicologia da Arte do autor da Psicologia chamado Lev S. Vigotski e que permanecem cerceando a minha prática profissional até hoje. 

Psicóloga Fernanda Medeiros e obra de Caravaggio
Os caminhos por onde andei
  • Psicóloga clínica na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural;

  • Professora de Psicologia em instituições de Ensino Superior privadas e públicas; 

  • Assessora da Secretaria municipal de Educação de São Paulo e de diferentes instituições educacionais privadas;

  • Orientadora Educacional e de Projetos em instituições de educacionais e organizacionais.

        Acesse o currículo profissional completo  

Entre em contato
Psicóloga Fernanda Medeiros e leituras
  • LinkedIn
Artigos, capítulos e livros científicos que escrevi

Imaginar, realizar e transformar: a Psicologia da Arte mobilizando potência de ação na escola. Edições Loyola,  2022

Este livro comemora os 10 anos de trabalho do grupo PROSPED/PUC-Campinas e é resultado de um esforço coletivo de mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e docentes que, desde o início, assumiram como compromisso ético-político atuar em instituições escolares. A proposta é contribuir para a promoção do desenvolvimento humano, acreditando que pela reflexão é possível ampliar a consciência e favorecer o avanço de práticas educativas e sociais. Esta obra busca fomentar, teórica e metodologicamente, ações do Psicólogo Escolar desenvolvidas em colaboração com professores e gestores, objetivando a transformação da educação. Intenta, também, inspirar práticas pedagógicas inovadoras e ousadas, que invistam na imaginação dos alunos mobilizada pela apreciação e produção em Artes como forma de apropriação de novos conhecimentos e formas de agir no mundo. Essas acepções se assentam na perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nos conceitos de Vygotsky, autor que tem nos inspirado nas nossas pesquisas, reflexões e ações formativas. Os capítulos apresentam práticas psicológicas desenvolvidas em diferentes contextos e com diversos públicos. 

Imagining, creating, building together: school psychologist practices in times of pandemic. In ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v.39, p.1 - 12 , 2022

Este artigo apresenta seus princípios sobre práticas para a atuação do psicólogo escolar, bem como impactos no fortalecimento de coletivos no compromisso com a transformação de contextos educacionais durante o período da nova crise educacional (COVID-19). Assume-se perspectiva teórico-metodológica asposições propostas por Vygotsky e outros como técnicas Lev da Psicologia Histórico-Cult. Como enfoque das reflexões de estudos básicos e estudos de educação superior inseridos nos campos da educação básica e da educação social inseridos nos períodos de isolamento e pandemia. Em ambos contextos, e como eixo norteador das discussões, a arte é tomada como instrumento mediador, ou seja, como uma forma de linguagem potente que possibilita uma ressignificação de si e do mundo. Resalta-se a importância do psicólogo escolar reconhecer-se como cujo papel fundamental é o investimento na construção, na manutenção e na transformação dos vínculos profissionais escolhidos entre os diferentes atores inseridos nesses contextos educacionais.

A potência da dimensão humana da arte no enfrentamento do isolamento social. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, 2021

Neste trabalho abordamos a dimensão que o isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus assumiu na vida das pessoas, com centralidade no seu impacto em relação aos afetos e às formas de enfrentar as dificuldades deles decorrentes. A fim de ilustrar as ideias e concepções apresentadas o artigo apresenta algumas reflexões dos componentes do grupo de pesquisa ao qual se vinculam as autoras, desenvolvidas em encontros destinados à apreciação e reflexão sobre materialidades artísticas, ao longo dos primeiros meses de ensino remoto instituído pelos desdobramentos da pandemia do coronavírus. Esses encontros do grupo, denominados Encontros de Arte, ocorrem com frequência quinzenal desde 2015 em diálogo com as acepções da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo o lugar do social na constituição do sujeito e o papel que o outro ocupa nas relações que são condição para o desenvolvimento humano. Assume, a partir desta mesma perspectiva teórica, o diálogo possível entre diferentes referenciais filosóficos e a Psicologia da Arte de Vigotski em sua dimensão humanizadora que contém o social e é símbolo da cultura, como instrumento potente no enfrentamento da crise instaurada pelo modo de viver na pandemia, caracterizado pelo distanciamento das pessoas e a presença do medo derivado do desconhecimento e da incerteza em relação ao futuro. 

Psychology of cinema: scenarios and scenes promoting students' agency in a public school

Information Age Publishing, 2021 In: Qualitative Research and Social Intervention: Transformative Methodologies for Collective Contexts.1 ed.: Information Age Publishing, 2021, v.1, p. 183-205.

Psicóloga Fernanda Medeiros e obras produzidas
bottom of page